Como uma casa bem arrumada impacta a vida das pessoas?



Otimizar seu tempo, economizar dinheiro e melhorar a saúde são alguns dos benefícios de se manter uma casa organizada.


Uma casa arrumada, limpa e organizada traz uma série de benefícios para toda a família. Além do bem-estar físico e mental, também relaxa e ajuda a saúde. É uma atividade para jogar fora o que não precisa e organizar melhor os objetos, dando mais praticidade ao dia a dia.
E você, quando foi a última vez que fez uma faxina dessas que renovam a alma? Preparamos esse texto para mostrar os benefícios de ter uma casa bem arrumada.

Melhora o visual

Uma cama limpa, com o lençol esticado e travesseiros no lugar é bem convidativa, não é mesmo? Ter o hábito de deixá-la em ordem ao sair de casa dará essa sensação sempre que você voltar.
Por outro lado, uma pia acumulada de louça suja não é nada agradável. Mas depois de limpa, com os pratos, copos e talheres nos seus lugares, a cozinha fica mais bonita. Manter a limpeza e organização em dia não só melhora o visual da casa, mas passa uma sensação de paz.

Dá disposição e favorece a criatividade

Sabe aqueles 15 minutos livres que você fica sem fazer nada? Eles podem ser usados para limpar a mesa, organizar as correspondências, e até para colocar o armário em ordem. Se você faz limpeza regularmente, não acumula trabalho e ainda melhora o seu dia. Além disso, ganha mais disposição para seguir com as atividades do cotidiano.
Ter um lar organizado é uma fonte de inspiração para exercer a sua criatividade. Afinal, quando a cozinha está limpa e arrumada, dá aquela vontade de cozinhar e experimentar receitas diferentes. E quando você está com tempo livre, em um ambiente que lhe traz paz, surgem ideias para o trabalho, viagem e até para projetos pessoais.

Otimiza seu tempo e dá praticidade ao dia a dia

Não tem nada mais chato do que ficar procurando um objeto por horas, não é mesmo? Com uma boa organização, você não terá esse problema. Por isso, separe os objetos de acordo com a utilidade deles. Se preferir, defina os itens por tamanho, forma ou cor.
Se necessário, doe aquilo que não usa e está só ocupando espaço. Assim, você não ficará muito tempo procurando o que precisa e nem terá que limpar o que não usa.
Criar o hábito de sair de casa após uma breve organização fará com que sua mente esteja preparada e no ritmo ideal para concentrar-se nas demais atividades do dia. Faça o teste. O simples ato de arrumar a cama ou tirar o lixo vai ajudar na sua produtividade. Mas se você tem o costume de sair de casa com tudo fora do lugar, a tendência é de começar o dia acumulando tarefas, tornando-o mais cansativo.

Renova o seu estado de espírito

Ordenar a casa é uma atividade externa, mas também trabalha o nosso interior. Enquanto você faz uma higienização, organiza os móveis e distribui objetos, dentro de si há uma mudança positiva significativa. Simultaneamente, estará organizando os seus sentimentos e fazendo uma limpeza interna. Por isso é tão comum sentir-se mais leve após uma faxina. É a renovação da alma, do seu estado de espírito.

Economiza dinheiro

Quando você tem o hábito de deixar a casa limpa e organizada, passa a valorizar mais o seu cantinho. Reduz, por exemplo, a vontade de ir jantar fora só porque a louça está suja. Também evita que você fique pensando em comprar objetos que não precisa, pois terá uma visão ampla da casa e da utilidade de cada item.
Além disso, faz você refletir se realmente precisa ter tudo o que possui, doando os itens que podem ter utilidade para outra pessoa.

Desapegue do que está sobrando

Muitas vezes nós pensamos que precisamos de mais espaço e não nos damos conta de que, na verdade, precisamos é de menos coisas. Se você tem a sensação de que não tem espaço para guardar seus pertences, veja se eles têm utilidade na sua vida. Se a resposta for não, você pode organizar um bazar e ganhar uma renda extra ou até doá-los.

Melhora a saúde

Passar muito tempo sem limpar a casa faz com que o ambiente acumule pó, sujeira e é um convite para fungos e bactérias. Quem possui alergia sente o efeito de imediato. Por isso, evite doenças e crises alérgicas realizando a limpeza periódica e crie uma tabela para monitorar as limpezas profundas, como desinfecção e dedetização.

Reduz a ansiedade e baixa os níveis de estresse

Um ambiente caótico produz ansiedade. Enquanto não vemos as coisas em ordem, ficamos sufocadas com as pendências, o que gera estresse. Mas calma, você não precisa fazer uma faxina todo dia. Você pode dividir as tarefas durante a semana.
Por exemplo, use um dia para lavar roupa, outro dia para limpar o banheiro, um para organizar a cozinha, e daí por diante. Dividindo em etapas, você não acumula tarefas e nem se sentirá pressionada.

Promove a integração

Estar perto das pessoas que gostamos nos faz muito bem. Sejam familiares ou amigos, ter um tempo de convivência é importante para a mente e para o bem-estar. Promover um almoço, jantar ou churrasco em casa são ótimas opções para socializar.
Mas isso pode parecer algo distante quando não temos o hábito de arrumar a casa. Por isso, criar uma rotina de limpeza e organização é fundamental para integrar pessoas queridas ao espaço.

Mantém o equilíbrio

Quando você se livra de pendências — como afazeres domésticos —, sente-se mais leve e plena, podendo realizar qualquer outra atividade ou, até mesmo, descansar, de forma mais equilibrada. Não é à toa que os monges dedicam boa parte do seu tempo à faxina. Eles consideram essa prática um aprimoramento espiritual.
O mundo em que você vive depende da forma como você leva a vida. Ou seja, as suas atitudes são refletidas no mundo. Se age de forma positiva, verá o mundo dessa forma. Então, manter uma vida mais organizada — isso inclui sua casa — faz com que seus dias sejam mais leves e equilibrados.
Mais do que um hábito de higiene, manter a casa bem arrumada traz benefícios à sua vida e às pessoas que vivem com você. A casa é o nosso refúgio e também reflete o que somos. Ela influencia nosso cotidiano, por isso deve ser muito bem cuidada. Além disso, é a sua oportunidade de dar um toque pessoal a cada ambiente, tornando-o acolhedor.
Depois de ver tantos benefícios, você se sentirá mais motivada para fazer e manter a limpeza e organização. No fim, a sensação será de paz, harmonia e equilíbrio (físico, mental e espiritual).

Fonte: G1

Ate o proximo post!
Grande Beijo

Comentários

Postagens mais visitadas