5 de novembro de 2017

O que é Cronograma Capilar? Como começar? Vamos falar sobre isso!!

Cronograma capilar trata-se de uma sequência de cuidados, nutrição, reconstrução, umectação e hidratação. É indicado para TODOS OS TIPOS de cabelo. Mas claro que o resultado será mais visível em cabelos necessitados em geral com químicas, descolorações, tinturas e alisamentos.



Entre as maiores reclamações das mulheres em transição capilar, estão o aumento da quebra e a dificuldade de lidar com duas texturas diferentes no mesmo fio. Uma rotina de cuidados bem elaborada é essencial para solucionar estes problemas, já que as três etapas do cronograma - hidratação, nutrição e reconstrução - contribuem para melhorar a saúde e a aparência dos cabelos. Vamos falar sobre essas etapas:

1. Hidratação: 

Essa é a fase básica de um cronograma capilar. Repõe a água para os fios e mantém o cabelo saudável, com brilho e maciez. É fortemente indicada para cabelos ressecados e com frizz – aqueles fios rebeldes que ficam arrepiados. As máscaras hidratantes possuem componentes como vitaminas, vegetais, frutas e açúcares.Pode ser realizada uma vez por semana, a cada 15 dias ou mensalmente; tudo depende de como estão os fios.      

2. Nutrição:           

Depois de hidratar os fios, é hora de repor os óleos naturais presentes no cabelo. É uma etapa muito indicada para quem está com o cabelo ressecado e quebradiço. Na hora de procurar produtos com essa finalidade, atente-se para a presença de óleos vegetais, como óleo de abacate e de coco, além de todos os tipos de manteiga. Pode ser feita semanalmente.   

3. Reconstrução:

Essa fase devolve a força e a vitalidade para os fios. As máscaras utilizadas fazem uma reposição proteica com a inserção de proteínas e aminoácidos. É uma das etapas mais importantes e é extremamente indicada para quem está com os fios danificados. Para saber se o produto tem essa característica, procure a existência de componentes como colágeno, queratina, cisteína, arginina e prolina. Atenção: essa fase é muito potente, portanto, o indicado é que seja realizada no máximo duas vezes por mês.          


Cada cabelo tem uma característica própria. Não existe fórmula a ser seguida, o importante é que você cumpra essas três etapas durante o mês para cuidar dos fios. No entanto, existem alguns cronogramas que podem ser utilizados. Se você não estiver confortável para fazer o seu próprio, é uma boa dica começar por eles. Confira uma sugestão de Cronograma: 

  

 Sugestão de Produtos para Hidratação Capilar:

Sugestão de Produtos para Nutrição Capilar:


Sugestão de Produtos para Reconstrução Capilar:


Segue abaixo uma Tabela de Componentes que devem ter em cada produto para cada fase do Cronograma Capilar. Você pode usar produtos industrializados que tenham esses componentes (como nas fotos acima), ou você também pode fazer as suas próprias receitas caseiras com esses componentes para cada fase do Cronograma Capilar!




#DICA - Para iniciar seu cronograma capilar é bom quando você for lavar os cabelos usar um Shampoo Anti resíduos ou de limpeza profunda (que é a mesma coisa hahaha), para retirar todo o excesso de produtos químicos que vão se acumulando com o tempo nos cabelos! Falarei mais sobre o Shampoo Anti Resíduos no próximo post!


Espero que vocês tenham gostado desse post! Fiz com o maior amor e carinho pra vocês conhecerem um pouco mais sobre o tão falado cronograma capilar. Se você gostou se inscreva no nosso blog, e nos siga nas nossas redes sociais onde temos conteúdos diários!!!



Nosso instagram: @mulherorgefeliz

Grande Beijo!!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design Editado por: RM Design

imagem-logo